Capítulo 2 (Parte 2)
Mercados, Demanda, Oferta, e
Bem-estar Social
1. Curva de Oferta
1.1.
A Firma:
·
O objetivo: as firmas procuram maximizar seus
lucros, dado sua tecnologia, preço do trabalho, preço do capital, preço dos
recursos naturais, e preço da terra. Maximizar lucro, porém, pode significar
aumento da produção.
·
Lucro: o lucro é a diferença entre receitas obtidas
pela venda do produto (Q), ao preço de mercado (P), e os custos de produzí-las.
·
Receita total: é o quanto a
firma recebe pela venda do produto, ao preço de mercado (P). Por que as firmas
estão num mercado competitivo, os preços são constantes e dados pelo mercado.
·
Custo Total: são gastos com máquinas,
equipamentos e outros capitais produtivos, como também os custos com
mão-de-obra e insumos necessários para produzir bens. Eles aumentam à medida
que as unidades são produzidas.
·
Matematicamente,
tem-se:
Lucro = Receita Total – Custo Total.
Lucro = RT – CT.
Receita Total = Preço x Quantidade vendida.
RT = P x Q.
1.2.
Funções de Receitas e Custos
·
Essas
funções são mostradas na Figura 4.
Figura 4. Receitas e Custos Totais
·
Receita marginal (RMg): é quanto a receita total aumenta pela venda de
uma unidade adicional do produto. Por ser a receita total uma reta, cada unidade
do produto produzido e vendido dar a mesma quantidade de receita adicional
(i.e. receita marginal constante). A receita marginal gerada por cada unidade
extra de produção é o preço do produto num mercado competitivo, ou P*. P* é
também a declividade da linha de receita total na figura 4.
·
Custo marginal (CMg): é quanto os custos totais aumentam pela produção de uma unidade
adicional do produto. Os custos totais aumentam à medida que mais unidades são
produzidas. Por que os custos totais são afetados pela lei dos rendimentos
decrescentes, o custo de cada unidade adicional da produção aumenta (custo
marginal crescente).
·
Lei dos rendimentos decrescentes
(produto marginal decrescente): à medida que a produção aumenta, as máquinas e trabalhadores são cada
vez mais utilizados, reduzindo o incremento na produção, ou seja, a produção
aumenta, mas a taxas decrescentes (produto marginal decrescente). Com isto os
custos de se produzir uma unidade adicional aumenta (custos marginais
crescentes).
·
Maximização de lucro: ocorre quando a
diferença (Receita Total – Custos Totais) são maximizados. O ponto de máximo
lucro ocorre onde a distância entre a curva de receita
total e custo total é máxima.
·
Ponto de nivelamento (PN): o ponto de nivelamento ocorre
quanto a firma produz onde a RT=CT,
portanto o Lucro é zero. Se a firma vende abaixo do PN, a firma obtém lucro,
porque as receitas totais são maiores do que os custos totais. Se a firma vende
acima do PN, a firma está incorrendo em prejuízo por que os custos totais são
maiores do que as receitas totais.
1.3.
Curva de Custo Marginal
·
Conceito: os custos marginais são os custos
de cada unidade adicional de produção. A curva de custo marginal é a
declividade da curva de custo total.
|
Figura 5: Custo Total de Produção.
·
As
linhas horizontais na figura 7 mostram o custo total de cada nível de produção,
começando com 1 unidade e movendo-se para cima para 9
unidades. O custo marginal para a primeira unidade de produção é a diferença
entre o CT(1) e CT(0),
e tem um valor pequeno. O custo marginal para a segunda unidade de
produção é diferença entre CT(2) e CT(1), e tem um
valor maior do que a medida referente a produção da primeira unidade.
Conseqüentemente, o custo marginal de produzir a 7ª unidade é a diferença entre
o CT(7) e CT(6), que mostra um custo marginal muito
grande. Você pode continuar ao longo da produção adicional tomando a diferença
entre os custos totais em dois níveis diferentes de produção para traçar a
curva de custo marginal.
·
CUSTOS
MARGINAIS SÃO OS CUSTOS ADICIONAIS DE PRODUZIR CADA UNIDADE ADICIONAL DO
PRODUTO.
·
Da
figura 7 acima, você pode ver que o custo marginal de cada unidade adicional de
produção aumenta. Isto faz sentido? Na produção de bens, uma firma encarando a
produtividade marginal decrescente. Isto é, cada unidade adicional que uma
firma gera é menos eficiente para eles produzirem. O custo de produzir cada
unidade adicional é, portanto crescente.
·
A função de custo marginal para este exemplo
foi traçado na Figura 8. Os custos marginais aumentam à medida que a produção aumenta. Isto
está relacionado ao formado da curva de custo total. Porque os custos totais
aumentam rapidamente à medida que mais é produzido, os custos marginais
aumentam.
Algo para pensar: O que significaria
ter uma curva de custo marginal horizontal e com que a curva de custo total
seria parecida?
|
Figura 8: Custo marginal de produção
para a curva de custo total mostrado na
Figura 7.
A
Função de Oferta:
·
Para
ver como as curvas de oferta são obtidas, continuamos nossa discussão dos
custos marginais. A Figura 9 mostra a curva de custo marginal acima, e o preço
de mercado, P*. Para maximizar lucros, a firma produz 8
unidades do bem no ponto onde o custo marginal iguala ao preço de mercado.
|
Figura 9: Outra olhada no custo marginal.
·
Por
que a firma produz 6 unidades, e não 5 ou 7 quando o
preço = p*?
§
Em
5 unidades, o custo de produzir uma unidade a mais (o custo marginal) é menor
do que o preço de mercado. Qualquer que seja o preço acima dos custos
marginais, a firma fará lucro adicional por produzir e vender uma unidade a
mais. Em níveis de produção abaixo de 6 unidades, a
linha de custo marginal é abaixo do preço de mercado, portanto a firma pode
aumentar lucro por produzir mais.
§
Agora,
considerando o que acontece quando a firma produz e vende aquela 7ª unidade. Os
custos adicionais de produzir a 7ª unidade é maior do que o preço existente no
mercado por que a função de custo marginal é acima da linha de preço. A 7ª
unidade dar prejuízo para a firma. Por que eles a produziriam se vai reduzir o
seu lucro.
§
Com
sua curva de custo marginal, as firmas decidem produzir as unidades que
contribuem ao seu lucro, mas eles não produzem mais do que aquilo por que o
lucro começa a declinar.
·
Isto
significa que a curva de custo marginal descreve a oferta dos bens das firmas a
qualquer nível de preço. De fato, a função de oferta é a função de custo
marginal. A função de oferta da firma representa o custo adicional de cada
unidade adicional da produção.
·
A
oferta é um conceito marginal. Relembre como a curva de demanda representa sua
disposição de pagar marginal por cada unidade adicional comprada. A curva de
oferta representa a disposição a pagar para produzir cada unidade adicional.
Tão logo o preço de mercado é maior do que o custo marginal, a firma começará a
produzir. As firmas irão ofertar a quantidade do produto, onde CMg = P*.
·
Por
que a curva de oferta tem declividade positiva? Se as firmas estão determinadas
a produzir mais bens, elas têm que obter maiores preços para cobrir seus custos
marginais adicionais. A firma na figura 9 acima, por exemplo, produziria a 7ª
unidade do bem se o preço fosse alto o bastante para cobrir seus custos
(marginais) adicionais.
A Firma
e a Oferta de Mercado:
·
Até
agora, temos falado sobre a oferta e as curvas de custo marginais para uma
firma particular. Os mercados sempre envolvem várias firmas diferentes, cada
uma com sua função de produção própria. Com determinaremos a função de oferta
total para o mercado?
·
Use
o que você aprendeu acima. Primeiro, entenda que todas as firmas estão
produzindo bens até onde P*=CMg.
Segundo, estas firmas não têm controle sobre os preços, eles apenas podem
reagir à eles. Portanto, eles estão tomando o P*, e portanto decidem produzir no ponto de máximo lucro.
Terceiro, uma vez que todas as firmas estão produzindo neste ponto, podemos
adicionar cada curva de oferta da firma horizontalmente para determinar a
oferta total de mercado. Isto é mostrado na Figura 10.
|
Figura 10: A curva de custo marginal total (CMgT)
Oferta
do Produtor
·
Da
mesma forma como tínhamos o excedente do consumidor, também temos o conceito de
excedente do produtor. O excedente do produtor é o benefícios
obtido pelas firmas através da venda num mercado onde os preços estão acima da
curva de custo marginal. A Figura 11 mostra a curva de custo marginal/oferta, e
o excedente do produtor.
|
Figura 11: A curva de oferta, excedente do produtor, e o custo de venda
dos bens.
·
O
excedente do produtor surge por que os custos marginais estão abaixo do atual
preço que as firmas recebem por seus bens no mercado. O excedente do produtor
no nosso exemplo acima é o lucro da firma por produzir 7
unidades.
·
A
área abaixo da função de oferta é o custo de venda dos bens. Este é o custo
total de produzir Q*=7 unidades.
Um
Exemplo Matemático da Curva de Oferta, Excedente do Produtor e Custo de Venda
dos Bens
A CURVA DE OFERTA
·
A
curva de oferta na figura 11 pode ser escrita matematicamente como:
P = A + BX
·
O
preço do bem é igual a “A” mais “B” vezes a quantidade vendida. O preço é o
custo marginal de cada unidade da produção.
·
Suponha
A=0 e B=2, então a oferta/curva de custo marginal é
P = 0 + 2X = 2X
·
Esta
curva de oferta leva ao seguinte conjunto de preços e quantidades:
X |
Preço = custo
marginal |
0 |
0 |
1 |
2 |
2 |
4 |
3 |
6 |
4 |
8 |
5 |
10 |
6 |
12 |
7 |
14 |
8 |
16 |
9 |
18 |
10 |
20 |
· Se a firma produz 0 unidades de bens, então os custos marginais são 0. Porém, se a firma produz um bem, então os custos marginais são 0+2(1)=2, e assim por diante como mostrado na tabela.
· Outro modo de pensar sobre isto é o seguinte: se o preço de mercado é R$6, quantos bens a firma ofertará? Olhando na tabela acima, alguém pode ver que X é 3, então a firma produzirá 3 unidades do bem ao preço de mercado de R$6. Você pode também calcular isto como:
P
= 6 = 0 + 2X
2X = 6
X = (6/2) = 3.
·
Para o equilíbrio de mercado, onde Q*=8, qual é o preço de mercado? Será R$16.
Excedente
do Produtor
·
Assim como para o excedente
do consumidor, vemos que o excedente do produtor é um triângulo abaixo da curva
de demanda embora o triângulo esteja invertido. Novamente, teremos de calcular a
área deste triângulo. Isto é (0,5*base*altura).
Base = Q* = 8.
Altura = (P* -0) =
16. Nós já calculamos o preço em Q* = 8.
Com a base = 8 e a altura do triângulo = 16, o excedente do
produtor é
Excedente do Produtor = 0,5*(8)*(16) = 64.
· O valor do excedente do produtor é portanto R$64. Este é o lucro da firma por produzir 8 unidades do bem.
CUSTO DE VENDA DO BEM
·
O
custo dos bens vendido é outro triângulo. Portanto, nós novamente já calculamos
a área deste triângulo como (0,5*base*altura). A base deste triângulo é Q* = 8,
e a altura é P* = 16.
Custo do
Bem Vendido = 0,5*(8)*(16) = 64.
·
Neste
exemplo, o custo do bem vendido é idêntico ao excedente do produtor em termo de
reais. O lucro da firma R$64, e seus custos de produção de 8
unidades são R$64.
Mercado e
Bem-estar Social
·
Vamos
voltar ao conceito de mercado introduzido no início. Como um mercado
competitivo determina seus preços?
O preço é
estabelecido no ponto onde as curvas de demanda e oferta encontram-se. Isto é
P* na Figura 12.
·
Recorde
as seis condições necessárias para um mercado competitivo:
1.
Grande
número de produtores e consumidores.
2.
Direito
de propriedade são bem definidos.
3.
Rivalidade,
ou competição, existe entre os produtores.
4.
Os
mercados são exclusivos, isto é os preços podem manter alguns produtores e
consumidores fora do mercado.
5.
Inexistência
de coerção de qualquer ator do mercado (produtor ou consumidor), ou nenhum
poder de mercado.
6.
Informação
é livre e fácil de ser obtida.
· O que são os benefícios deste mercado?
Benefícios neste mercado surge quando consumidores compram bens. Economistas descrevem esses benefícios como a curva de demanda. A curva de demanda reflete a disposição a pagar por um bem particular, ou os benefícios marginais de comprar cada bem. Podemos medi-los em reais para dar um valor monetário dos benefícios oferecidos aos consumidores no mercado. Por que os consumidores devem pagar o preço de equilíbrio, o excedente do consumidor é este benefício total menos a quantidade paga.
· O que são os custos deste mercado?
Esses são os custos de produção. Este é o custo dos bens vendidos na Figura 11.
· A visão utilitariana diz que queremos maximizar os benefícios sociais líquidos. Os benefícios sociais líquidos são os benefícios totais de consumo menos o custo de produção. Este é o excedente do consumidor mais o excedente do produtor mostrado na Figura 12.
|
Figura 12: Excedente do Consumidor e Produtor = Benefício Social
Líquido.
·
Maximizar
o benefício social líquido consiste em maximizar o excedente do consumidor e
produtor. Os mercados fazem isto estabelecendo o P* e Q* onde as curvas de demanda e oferta se interceptam.
Neste
ponto, benefícios marginais igualam aos custos marginais. Este é a margem a que
os economistas sempre se referem. O benefício da última unidade vendida iguala
ao custo de produzir aquela unidade.
Os
economistas se referem a isto como Eficiência Econômica.
·
O
Bem-estar social é o excedente do consumidor mais o excedente do produtor, ou o
benefício social líquido ao qual nós nos referimos.
·
Para
o exemplo desenvolvido neste capítulo
Excedente
do Consumidor = R$ 96
Excedente
do Produtor = R$ 64
Benefício
Social Líquido = (96 + 64) = R$160