Missão e Justificativa deste Site:
O projeto de difusão de tecnologias sustentáveis surgiu através da necessidade em estabelecer uma ligação mais efetiva, direta e que fosse possuidor de uma abrangência primordial na disseminação das tecnologias biocultiváveis, oferecendo ênfase às tecnologias voltadas para os diversos tipos de cultivo aquícolas. O projeto foi concebido para planejar, desenvolver e manter a transferência de tecnologia da ostreicultura comunitária, assim tendo uma amplitude bem evidente dentro de seu planejamento.
Porquê um Site voltado para a Difusão de Tecnologias Sustentáveis?
· O desenvolvimento sustentável exige que mudanças nos valores, comportamentos e estruturas econômicas e institucionais da sociedade visando a mudança do paradigma corrente pautado exclusivamente na motivação econômica seja substituído por um paradigma também pautado na sustentabilidade social e ambiental.
· Neste sentido, a inovação tecnológica e gerencial assume um papel relevante uma vez que propõe novos instrumentos para os processos produtivos e de consumo, bem como gerencial, das quais a sociedade depende para produzir seus bens e serviços e manter seu patrimônio natural, promovendo assim a melhoria na qualidade de vida da população sem, no entanto comprometer a base de recursos naturais.
· Uma das etapas mais importantes do processo de inovação é a transferência de tecnologia para os usuários, ou seja, produtores, consumidores e empresas públicas e privadas. A etapa de difusão de tecnologia enfrenta não apenas as dificuldades inerentes de mudanças de valores dos potenciais usuários, como também os elevados custos de mobilizar os promotores da difusão e seus receptores, ou seja, como fazer chegar ao potencial usuário a informação com conteúdo, qualidade e forma que facilite a adoção da inovação.
· A tecnologia da informação, especificamente a mídia eletrônica, na atualidade assumiu um papel preponderante no processo de transferência de informação e conhecimento bem como na difusão de tecnologias para a população dos mais variados níveis educacionais, renda e localização geográfica. É crescente as iniciativas dos municípios de criarem ilhas virtuais de acesso livre para a população nas escolas e associações comunitárias e produtivas, aumentando a disponibilidade e acesso desse tipo de mídia para as comunidades do interior. Neste sentido, a difusão de inovações através da mínia eletrônica se coloca como uma alternativa viável para capacitação da população visando desenvolver a cultura e práticas sustentáveis no meio rural e urbano.
.
destaque: Ostreicultura
PRINCIPAL
-
- >Missão
- >Histórico
- >Desenvolvimento
sustentável
- >Inovação
e difusão
-
>Tecnologias
sustentáveis
- >Links
- >Missão